Por que a psicanálise, hoje?

Reproduzir vídeo

Muito se fala na morte da Psicanálise, por ser “antiquada”, “elitista”, “dispendiosa demais”, para não dizer “ineficaz”. Este rol de tolices é contrariado pela pujança da disciplina fundada por Freud aqui mesmo no Brasil: onde basta entrar numa boa livraria ou fazer uma pesquisa rápida no Google, para perceber a quantidade e variedade das publicações feitas por psicanalistas. Abordando alguns conceitos fundamentais da Psicanálise, a palestra procura mostrar por que, nas condições da sociedade atual, ela é mais necessária do que nunca.

Canal exclusivo no WhatsApp

As palestras do Conepen são gratuitas e acontecem todos os meses ao vivo, em nosso canal do YouTube. Participe do grupo e fique por dentro de todos os avisos e comunicações.

Renato Mezan

Renato Mezan é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. É autor de diversos livros, entre os quais Freud, a trama dos conceitos; Freud, pensador da cultura; Escrever a clínic; Interfaces da Psicanálise, O Tronco e os Rramos, _e Sociedade, cultura, Psicanálise. (livro que lhe rendeu um prêmio Jaboti) Na França, publicou entre outros Freud et Dora, e_ Lacan, Stein et le narcissisme primaire.

Ainda não temos cursos do docente com o Conepen. Faça parte do canal Conepen no WhatsApp e seja o primeiro a receber notificações de novos cursos.