Introdução à arte contemporânea: Imagem e Clichê

Reproduzir vídeo

Essa palestra é a primeira das 3 palestras do professor, as quais visam a introduzir o participante no campo da arte contemporânea relacionando a produção artística dos anos 1970 aos anos 2020 às principais referências teóricas do período. No primeiro encontro verificaremos se ainda é possível produzir uma imagem de resistência que frature a ordem dos simulacros. No segundo encontro, examinaremos a tentativa de embaralhar arte e vida na “arte relacional” dos anos 1990 e 2000. Por fim, analisaremos a espetacularização da cultura nos “novos museus” a partir da inauguração, em 1977, do Centro Georges Pompidou, de Richard Rogers e Renzo Piano, em Paris.

Canal exclusivo no WhatsApp

As palestras do Conepen são gratuitas e acontecem todos os meses ao vivo, em nosso canal do YouTube. Participe do grupo e fique por dentro de todos os avisos e comunicações.

Ricardo Fabbrini

Ricardo Nascimento Fabbrini é professor livre-docente de Estética do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da mesma Universidade. (PGEHA). Possui graduação, licenciatura, mestrado e doutorado em Filosofia pela USP. É autor de Arte contemporânea em três tempos (Autêntica), A arte depois das vanguardas (Editora da Unicamp) e O Espaço de Lygia Clark (Atlas), além de artigos sobre arte moderna e contemporânea em diversos periódicos.

Ainda não temos cursos do docente com o Conepen. Faça parte do canal Conepen no WhatsApp e seja o primeiro a receber notificações de novos cursos.