Nietzsche e o declínio da civilização ocidental

As críticas de Nietzsche ao cristianismo visam não a atacar uma religião em si, mas a rever o solo no qual a civilização ocidental se assenta. Por meio de um instrumental bem específico, o procedimento genealógico, tais críticas conduzem a uma desmistificação radical, ao grau zero de nossa maneira de agir, pensar e viver, com o fito de tudo transformar. Abordando alguns conceitos centrais da filosofia de Nietzsche, a palestra procurará mostrar os caminhos que o pensador percorreu para combater o niilismo de sua época, resultado de uma civilização claudicante de matriz cristã. Não deixará de apontar o estreito paralelo com o estado atual do mundo, cuja quadratura histórica não difere, nos seus traços essenciais, daquela no qual o filósofo se encontrava.

Canal exclusivo no WhatsApp

As palestras do Conepen são gratuitas e acontecem todos os meses ao vivo, em nosso canal do YouTube. Participe do grupo e fique por dentro de todos os avisos e comunicações.

Ivo da Silva Junior

Ivo é professor de História da Filosofia Contemporânea, na UNIFESP, membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do HyperNietzsche. Diretor do Cenbra (Centro de Estudos Nietzsche – recepção no Brasil), tem sua formação na USP, com pós-doutorado na Universidade de Reims Champagne-Ardenne.

É igualmente um dos editores dos Cadernos Nietzsche. Especialista na filosofia de Nietzsche, é autor de Em busca de um lugar ao sol. Nietzsche e a cultura alemã, dentre outros escritos em revistas especializadas. Presidiu o Instituto de Estudos Avançados de Convergentes (IEAC/UNIFESP).

Explore o pensamento de Nietzsche e sua influência no conservadorismo brasileiro no curso “Conservadorismo em Pauta: Nietzsche e o Brasil,” com Ivo da Silva Júnior. Em duas aulas, analise a recepção, interpretações políticas e reabilitação da filosofia nietzschiana no Brasil.