Conheça

Marcelo Gomes Justo

Marcelo Gomes Justo é diretor do Instituto Paul Singer, sociólogo com doutorado em Geografia Humana pela USP. Especialista em geografia agrária, estudou temas como campesinato e MST. Fez pós-doutorado em Agroecologia e publicou *A Fresta: ex-moradores de rua num assentamento pelo MST*.

Marcelo Gomes Justo é sociólogo com uma sólida trajetória acadêmica e prática em Geografia Humana, especializado em geografia agrária. Graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve mestrado e doutorado, Justo possui uma carreira focada em temas como campesinato, cultura popular, justiça social, a relação entre campo e cidade, e os movimentos sociais pela terra, como o MST e o MTST. 

Com uma vasta experiência em mediação de conflitos e desenvolvimento sustentável, ele já atuou como consultor na Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e foi pesquisador no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da UNESP. Além disso, realizou um pós-doutorado sobre Agroecologia e Comunas da Terra, e atualmente é diretor executivo do Instituto Paul Singer. Entre suas publicações, destacam-se a obra *A Fresta: ex-moradores de rua num assentamento pelo MST* e a organização da coletânea *Paul Singer – Urbanização e Desenvolvimento*.

O curso “Economia Solidária de Paul Singer” apresenta uma alternativa ao capitalismo, com foco na propriedade coletiva e liberdade individual. Em três aulas, explora sua trajetória, o conceito de economia solidária e os fundamentos do socialismo democrático.