- Sobre a palestra
A partir da obra de Freud sobre o narcisismo e, passando por alguns outros psicanalistas que também teorizaram a respeito deste tema, buscaremos explicitar qual seu significado para a Psicanálise, e assim entender sua importância na constituição e sobrevivência do sujeito. Em 1914, Freud irá avançar na trajetória para o entendimento do narcisismo como elemento constitutivo do amor-próprio e da autoestima e, deste modo, como é remetido à autopreservação do sujeito e à formação dos laços sociais. Ao salientarmos a contribuição de Freud para o estudo das relações e realizações humanas fundadas no narcisismo iremos reconhecer a atualidade deste conceito para o entendimento dos sujeitos e da sociedade contemporânea.
- Faça parte do
Canal exclusivo no WhatsApp
As palestras do Conepen são gratuitas e acontecem todos os meses ao vivo, em nosso canal do YouTube. Participe do grupo e fique por dentro de todos os avisos e comunicações.


- Conheça a palestrante
Luciana Chaui
Luciana Chaui é Pós-doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), onde também obteve seu doutorado em Psicologia. Além disso, possui mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).
Psicóloga e acompanhante terapêutica, é membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e docente do curso de extensão “Psicanálise e os olhares sobre Sexualidade e Gênero” na mesma instituição. É autora de obras importantes, como “Melancolia: Rastros de dor e de perda”, “Novos andarilhos do bem: Caminhos do Acompanhamento Terapêutico” e “O Inconsciente”, além de organizadora do livro “Sobre a Violência”, com textos de Marilena Chaui. Luciana também contribuiu com diversos artigos e capítulos de livros em sua área de atuação.
- Cursos com Luciana Chaui