Uma pequena história filosófica do mal

Reproduzir vídeo

A palestra, que busca explicar e conectar os pontos abordados no curso “Uma pequena história filosófica do mal”, explora a noção de mal desde o seu uso cotidiano até sua abordagem conceitual aprofundada por alguns dos maiores nomes da História da Filosofia. O percurso escolhido passará, entre outros, pelo pensamento de Santo Agostinho, matriz do pensamento cristão sobre o assunto; pela contribuição de Leibniz, o principal formulador moderno da questão e autor da hipótese de que vivemos no melhor dos mundos possíveis; e pela crítica mordaz do iluminista Voltaire ao otimismo leibniziano. A ideia do curso não é ser exaustivo, mas apenas estabelecer os principais marcos para a discussão filosófica do mal, tema tão falado quanto pouco compreendido.

Canal exclusivo no WhatsApp

As palestras do Conepen são gratuitas e acontecem todos os meses ao vivo, em nosso canal do YouTube. Participe do grupo e fique por dentro de todos os avisos e comunicações.

Luís César Guimarães Oliva

É professor de História da Filosofia Moderna na USP e membro do Grupo de Estudos Espinosanos da mesma universidade, com pós-doutorado na Universidade de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Especialista na filosofia do século XVII, é autor de vários livros sobre o período, como As Marcas do Sacrifício: um estudo sobre a possibilidade da História em Pascal (Ed. Humanitas), Existência e eternidade em Leibniz e Espinosa (Ed. Discurso) e O Mal (ed. Almedina), além de vários artigos em revistas especializadas.

Explore as diversas perspectivas filosóficas sobre o mal no curso “Uma pequena história filosófica do mal,” com Luís César Guimarães Oliva. Em 7 aulas, são analisadas algumas obras de Santo Agostinho, Leibniz, Voltaire e Hannah Arendt, conectando conceitos históricos e contemporâneos.